segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Serra de Monchique


Nalgum país de algum continente certamente já houve uma criança a perguntar à sua mãe:
- Qual é o lugar mais bonito do mundo?
Talvez essa mãe não tenha sabido responder ao filho, porque nunca deve ter estado na serra de Monchique.
Esta serra fica no Sul de Portugal, no Algarve.
Mesmo junto à vila de Monchique ficam os dois pontos mais altos: a Fóia e a Picota, ponto este onde existiu um vulcão, segundo se diz.
Há vários motivos para se adorar esta serra. Um deles é a água. Nas Caldas de Monchique há umas termas muito conhecidas. Mas na zona do Alferce também existem duas.
A fauna é outro aspecto importante. Avistam-se frequentemente alguns animais, como águias, javalis, coelhos, perdizes e raposas. Existem ainda veados e é possível que existam linces.
A flora é bastante diversificada e muito bela. Tem características muito especiais pois reúne espécies de clima temperado atlântico e clima temperado mediterrânico. Tem também algumas espécies de floresta laurissilva e outras que existem só nesta serra.
Até geologicamente a serra de Monchique é especial. Tem um tipo único de sienito, o foiaíto.
Em muitas culturas existe a tradição da matança do porco e esta é muito popular no concelho de Monchique. As pessoas matam um ou mais porcos que criaram. Normalmente convidam familiares e amigos para ajudar. Fazem chouriça. morcela, farinheira, molho e presunto e ficam com o resto da carne para cozinhar.
Aproveitando a abundância de medronheiros, é feita, a partir dos medronhos, a aguardente.
Além de ser o lugar mais bonito do mundo, é também o mais agradável. A serra é óptima para passear, tirar maravilhosas fotografias da natureza, fazer piqueniques, provar as deliciosas refeições servidas nos restaurantes ou simplesmente descansar. A serra é óptima para viver!
Quando se olha para a paisagem vê-se a maior beleza do mundo! Vêem-se montes, uns mais altos, outros mais baixos, árvores de formas, tamanhos e cores diferentes. Depois passa um pássaro. É possível reparar no agricultor, ao longe, que cava o seu canteiro e no pastor com as suas cabras atrás.
Há algum lugar mais bonito que a serra de Monchique? Não.

Mariana Gamito Rodrigues 8.º C, N.º 12

0 comentários: