domingo, 13 de fevereiro de 2011

Feliz Dia de São Valentim!

O amor está em todo o lado e a todas as horas.
Desejo que aprofundem sempre mais as vossas leituras na nossa língua e que a amem muito.
Feliz Dia de São Valentim!

Eugénia


OLHOS NEGROS

Por teus olhos negros, negros,
Trago eu negro o coração,
De tanto pedir-lhe amores...
E eles a dizer que não.

E mais não quero outros olhos,
Negros, negros como são;
Que os azuis dão muita esp'rança
Mas fiar-me eu neles, não.

Só negros, negros os quero;
Que, em lhes chegando a paixão,
Se um dia disserem sim...
Nunca mais dizem que não.

Almeida Garrett



AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões



Numa versão moderna, os alunos do 8.ºB também celebram esta data. Com o Rap de S. Valentim!

RAP DE S. VALENTIM

Não sei o que fazer
Mas vamos lá tentar
Para o dia de S. Valentim
Começar a celebrar.

Quando te foste embora
Não sei o que aconteceu
Viraste-me as costas
E o dia escureceu.

Fechei os olhos
Tudo se desvaneceu
Despedi-me da dor
Mas ela não desapareceu.

Não resisto ao teu cheiro
Nem sequer ao teu olhar
Só tu sabes e consegues
Pôr-me sempre a chorar.

A chama que arde
Nunca está apagada
A não ser que leve
Uma bela chapada.

O amor que tu sentes
Não é igual ao meu
O que eu sinto por ti
É mais forte do que eu.

Para quê esta competição
Tantos problemas sem razão
Todos sabem bem que eu sei
Que eu é que ganhei!


Texto produzido em Estudo Acompanhado, sob a orientação da prof. Eugénia Moura.

0 comentários: